segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tanatopraxia...

Tanatopraxia é o procedimento de preparação do cadáver para o velório, assim o corpo não sofrerá, pelo tempo solicitado pelos familiares, as decomposições naturais.
Um dos motivos da tanatopraxia é evitar que o cadáver se transforme em um perigo em potencial para a higiene e saúde pública, pois, foi possível registar numerosos casos de acidentes infecciosos provocados por restos mortais. Sendo que de fato as bactérias não patogénicas num ser vivo perduram depois da morte.
No caso de se tentar evitar a decomposição do corpo, é utilizada a técnica de aplicar injeções de produtos bactericidas, com o objetivo de destruir as bactérias existentes como também de estabelecer um ambiente ascético capaz de resistir a uma invasão microbiana.
Corpos mutilados também recebem tratamentos de restauros e cosmética para tentar restituir o aspecto natural dos traços do defunto com o objetivo de atenuar o sofrimento dos familiares.

Necromaquiagem

Reconstrução Facial

domingo, 23 de outubro de 2011

Sexologia Forense...

Conceito: é a parte da Medicina Legal que estuda os problemas médico-legais relacionados ao sexo. O comportamento sexual anormal consta na parte denominada ''Crimes contra os costumes'' do Código Penal brasileiro. Entende-se por costumes um comportamento ou valor social consagrado pela tradição e que, imposto aos indivíduos do grupo, se transmite através de gerações. Esses crimes compreendem-se em cinco grupos:


a) Crimes contra a liberdade sexual: estupro e atentado violento ao pudor.
b) Sedução e corrupção de menores.
c) Rapto.
d) Lenocínio e tráfico de mulheres.
e) Ultraje público ao pudor.


Sedução: Significa enganar, ludibriar, dar uma ''cantada''.
Pena: 1 a 4 anos de detenção.
''Seduzir mulher virgem, menor de 18 e maior que 14 anos, mantendo com ela conjunção carnal.''


Estupro: ''Constranger mulher à conjunção carnal mediante violência ou grave ameaça''. 
Pena: 6 a 10 anos de detenção.


Atentado Violento ao pudor: ''Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjunção carnal''.
Pena: 6 a 10 anos de reclusão.
O agente do atentado ao pudor geralmente é um pervertido sexual.


Lembre-seNo caso de VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - avise imediatamente a Deam (Delegacia Especial de Atendimento a Mulher) mais próxima.





Experimente os medicamentos antiálcool...

agora existem três novas medicações aprovadas pelo FDA que podem ser escritas pelo seu médico para tentar acabar com o vício  e evitar uma recaída. Os compostos são:


-Acamprozato: supostamente ajuda a restaurar o equilibrio do cérebro dependente do álcool.
-Naltrexona: pode ajudar a beber menos ao diminuir o desejo de álcool.
-Disulfiram: irá impedí-lo de beber. Caso beba, mesmo que seja uma pequena quantidade de álcool, isso vai causar-lhe náuseas e possivelmente vômitos. Dos três remédios é o único que vai fazer você se sentir mal.

sábado, 22 de outubro de 2011

Exumação...

É o ato de desenterrar o cadáver. Realiza-se com a finalidade de esclarecer algum fato que interessa à justiça que passou despercebido. Usado em identificações , em investigação de paternidade ou em translados. Quando for para realizar atividade pericial, algumas formalidades devem ser preenchidas, como presença de autoridade policial, administradores do cemitério e, se possível, algum familiar. Na realização da perícia, deve-se, em primeiro lugar, fotografar a sepultura e, após a exumação, fotografar o caixão, que a seguir é aberto. Somente após, iniciar a perícia propriamente dita.



fenômenos cadavéricos...


São o conjunto de transformações pelas quais passa o corpo humano após a morte. Boni os dividiu em abióticos e transformativos.

a) Fenômenos abióticos: imediatos e tardios ou sucessivos. São sinais de falta de vida. Apresentam dois tipos:
-Abióticos imediatos: Ocorrem imediatamente após a morte, porém não são por sí só diagnósticos definitivos de morte, pois existem várias situações clínicas que podem provocá-los isoladamente ou em conjunto. Por isso mesmo são chamados de sinais presuntivos de morte. São eles:

-Inconsciência: a falta de consciência é um sinal de morte, mas nem todos os indivíduos inconsciêntes estão mortos. Um exemplo é o coma.
-Imobilidade: a falta de movimentos é outro sinal, mas aqui também nem todo indivíduo está morto.
-Insensibilidade: a falta de sensibilidade é uma das caracteristicas da morte, mas novamente, nem todas estão mortas. Por exemplo coma profundo.
-Parada cardíaca: obviamente, quem está em parada cardíaca por um longo período está morto. No entanto há casos, principalmente em pessoas muito obesas e crianças pequenas e desnutridas, em que o batimento não é audível nem o pulso perceptível.
-Parada respiratória: aqui ocorre o mesmo da situação anterior, às vezes, não se consegue ouvir o murmúrio vesicular ou outros sons respiratórios.

-Abióticos sucessivos ou tardios: ocorrem com o passar do tempo e são característicos da morte, sendo por isso chamados de sinais de certeza da morte. São eles:

-Desidratação: decorre da evaporação da água do corpo humano provocando as seguintes alterações: perda de peso, apergaminhamento da pele, dessecamento das mucosas e etc...



-Resfriamento cadavérico: com a morte, cessa a produção energética do corpo, e a tendência é equilibrar a temperatura com a do meio ambiente
-Livores de hipótase: são manchas de coloração violácea que se formam na posição de declive do corpo.





-Rigidez cadavérica: é a rigidez post mortem adquirida pelos músculos. Acredita-se que ocorrra o seguinte: a falta de oxigênio celular leva à acidose que impede a formação de adenosina trifosfato (ATP), o que resulta na formação de um complexo estável da actina e miosina impedindo que as fibras musculares relaxem.
-Mancha verde abdominal: é uma mancha da cor verde que se inicia na fossa ilíaca direita e vai, progressivamente, expandindo-se para o resto do corpo e se tornando escura até ficar preta. A cor deve-se à transformação da hemoglobina em sulfohemoglobina.



b) Fenômenos transformativos: São aqueles que produzem modificações no corpo humano, quer destruindo-o ou conservando-o. Dividem-se em destrutivos e conservativos.


-Fenômenos destrutivos: são os mais frequentes, consistem na:


-Autólise: é a destruição das células provocada por enzimas intracelulares que são ativadas pela falta de oxigênio. Iniciam-se reações químicas anaeróbicas que levam ao acúmulo de H+ e baixa o pH.
-Putrefação: é a destruição dos tecidos por ação das bactérias é o aparelho digstivo, e sua ação é acelerada pelo calor e sepses.




-Maceração: é um tipo especial de putrefação que ocorre dentro da água.




-Mumificação: é um processo conservativo natural que ocorre quando temos um clima quente e seco com solo arejado.




-Saponificação: é um processo conservativo no qual os tecidos do cadáver transformam-se em adipocera.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O que é o pus?

''Pus, que nojo!'' O pus é mais uma daquelas maravilhas produzidas pelo seu sistema imunológico. Talvez não seja a sua idéia de maravilha, mas é muito bom quando o seu corpo estiver com alguma infecção. Pus contém neutrófilos que morreram depois de fagocitar bactérias, algumas células mortas, tecido, bactérias presas e leucócitos. Todo esse material forma uma substância amarela, grossa que parece tão nojento. Mas o pus é uma forma de que o seu corpo está combatendo uma infecção e que seu sistema imunológico está fazendo seu trabalho.