quarta-feira, 24 de novembro de 2010

bactérias versus antibióticos...

Os médicos ouvem isso toda hora: ''Estou resfriado. Me dê um antibiótico''. O problema é que os antibióticos combatem as bactérias. E os resfriados são causados por vírus. Ainda assim, os pacientes exigem antibióticos para doenças que não precisam deles, e os médicos os prescrevem.
Essa exposição maciça aos antibióticos e seu uso excessivo causa uma situação muito grave: dúzias de diferentes tipos de bactérias - apelidadas de superbactérias - desenvolveram uma resistência a mais de um antibiótico. Como resultado, as infecções que antes eram facilmente curadas por antibióticos mais tradicionais e antigos agora requere m drogas novas e mais caras. E algumas dessas bactérias são resistentes a quase todos os antibioticos.
Dica: seja inteligente, não tome e não peça antibióticos, a menos que realmente precise deles.

Remédios e fumo...

A nicotina e outros produtos com tabaco podem acelerar o metabolismo de alguns medicamentos. Assim, se você for fumantem, pode prescisar de doses maiores de medicamento. E se você deixar de fumar, essa dosagem talvez precise ser mudada. Todos os tipos de reações adversas podem ocorrer se os medicamentos forem associados ao fumo.

medicamentos e fitoterápicos...

Praticamente uma em cada cinco pessoas nos Estados Unidos diz usar fitoterápicos para resolver algum problema de saúde ou para melhorar a qualidade de vida. Mais da metade não informa isso aos médicos ou enfermeiras, de acordo com as pesquisas, esse tipo de tratamento silencioso gera problemas, especialmente se você combina alguns medicamentos fitoterápicos com remédios prescritos pelo médico.
Por exemplo, a erva-de-são-joão, um fitoterápico muito popular para tratar a depressão, pode aumentar o risco de confusão mental e náuseas - sintomas de excesso do neurotransmissor - se tomado com warfarina, um anticoagulante oral. A ioimbina, um fitoterápico que age contra a impotência masculina, pode provocar hipertensão quando combinada a antidepressivos trifásicos.
Os suplementos fitoterápicos tomados sozinhos também podem causar problemas. Alguns deles foram contaminados com chumbo, selênio ou arsênico, e outros foram adulterados com esteróides.

medicamentos e álcool...

Muitas pessoas não pensam duas vezes quando se trata de tomar um drinque, mesmo quando estão sob uso de medicação. Mas, por favor, saiba que o uso contínuo de álcool pode causar alterações no fígado que aceleram o matebolismo de alguns remédios, inclusive anticoagulantes e medicamentos para diabetes. Os remédios, que até podem salvar vidas, se tornam, assim, menos eficazes porque não ficam o tempo suficiente no organismo.
Bebedores assíduos também podem danificar o fígado de forma que o órgão se torne incapaz de metabolizar ou processar certos medicamentos. Nesse caso, eles ficam tempo demais no sistema. O paracetamol, um analgésico muito comum que não necessita de receita médica, pode se tornar especialmente perigoso se for combinado com o uso abusivo do álcool. Ambos são tóxicos para o fígado e podem provocar uma sinergia mortal.
O álcool debilita o sistema nervoso central (SNC). Quando ingerido com um tranquilizante, por exemplo, pode atrapalhar o desempenho, o julgamento e a agilidade. Se essa mistura inclui barbitúricos, diazepam ou propoxifeno, o resultado pode ser fatal. Remédios e álcool não se misturam! As mortes causadas pela combinação de bebidas e tranquilizantes são uma ocorrência quase diária de morte.

idéia: Como não morrer, Jan Garavaglia.

interações entre alimentos e medicamentos...

Os alimentos podem interagir adversamente com as drogas, fazendo-as agir mais rápido ou mais devagar, ou mesmo impedindo que funcionem. Aqui estão alguns exemplos: o suco de laranja e outras frutas cítricas pode aumentar os níveis sanguíneos se associado a alguns medicamentos, como sedativos ou bloqueadores de canais de cálcio aumentando a chance de efeitos colaterais. O cálcio presente nos laticíneos prejudica a absorção de tetraciclina e do ciprofloxacino, antibióticos largamente usados. Pergunte ao seu médico sobre as interações e sempre leia a bula.


polifarmácia...

Quase 1/3 de todos os adultos toma mais de cinco medicamentos diferentes. Alguns pacientes tomam até 25 remédios por dia! O conceito de usar diversos medicamentos ao mesmo tempo é chamado de polifarmácia, e os idosos (65 anos ou mais) são particularmente vulneráveis a ele. Quanto maior o número de medicamentos ingeridos (sejam prescritos ou não), maior o risco de reações adversas. Por exemplo, um antiácido pode fazer com que um medicamento anticoagulante (que afina o sangue) seja absorvido muito lentamente, enquanto a aspirina, tomada com o mesmo medicamento, aumentará o risco de hemorragia.
Evite a polifarmácia, converse com seu médico para rever seus medicamentos pelo menos à cada quatro meses.


o que você deve saber sobre os efeitos adversos...

efeitos colaterais: um medicamento não atua em um local específico, ele se espalha por cada abertura do seu organismo. Ao longo do caminho ele pode provocar incalculáveis efeitos colaterais praticamente em qualquer lugar. Esses efeitos colaterais variam desde algo moderado e temporário até um efeito que pode ameaçar a vida, mesmo quando os medicamentos são tomados exatamente como foram prescritos. Por exemplo, um único comprimido de aspirina pode resultar em um ataque de asma que ameace a vida de uma pessoa sensível a ela.

como não morrer por causa de incidentes infelizes com medicamentos...

Você vai ao médico... recebe uma receita... vai à farmácia e depois toma seu medicamento... O que mais precisa saber sobre ele? MUITA COISA!
Nenhum remédio é 100% seguro para todo mundo. Os medicamentos úteis, conhecidos e eficientes, desde um simples analgésico para curar uma dor de cabeça até diuréticos usados para tratar a pressão alta, têm riscos e beneficios. Alguns podem causar efeitos colaterais graves; outros apresentam perigo de reações alérgicas, dependência ou interações tóxicas se forem misturados a outras substâncias. Qualquer remédio, incluindo os vendidos sem prescrição médica, pode causar aquilo que os médicos chamam de efeito adverso, especialmente se for tomado de maneira incorreta. Os efeitos adversos podem ser causados por interações com remédios, interações entre alimentos e remédios e interações com substâncias tais como álcool, tabaco e fitoterápicos.

vacinas para prevenir doenças...

Tríplice Viral (MMR): pelo menos uma vez. (se nunca foi vacinado e nasceu depois de 1956, caso contrário você já tem imunidade.)

Tétano e Difteria (Td): uma vez à cada dez anos.

contra a gripe: todos os anos.

Pneumonia: Uma vez aos 65 anos.

Hepatite B: está vacina é dada uma vez numa série de três aplicações, é também usada em crianças.

Herpes-zóster: aos 65 anos.

HPV (contra o câncer cervical): três doses aplicadas em uma série, para meninas de 11 anos ou mais, ou para mulheres de 13 a 26 anos que já foram vacinadas.

os principais exames para os homens...

Índice de massa corporal: a cada consulta.
Exame de colesterol: regularmente, começando aos 35 anos.
Exame de pressão arterial: pelo menos à cada seis meses.
Exame de glicose: a cada três anos, a partir dos 45 anos.
Rastreamento de câncer colo-retal: a cada dez anos, a partir dos 50 anos.
Exame da próstata: a partir dos 50 anos.
Aneurisma da aorta abdominal: se você tem entre 65 e 75 anos e fumou alguma vez (100 cigarros em toda a vida).
Exame Odontológico: a cada seis meses.
Teste de HIV: pelo menos uma vez.

os principais exames para as mulheres...

Índice de massa corporal (IMC): a cada consulta.
Exame de colesterol: regularmente começando aos 40 anos.
Exame de pressão arterial: pelo menos à cada dois anos.
Exame de glicose: à cada três anos, aos 45 anos.
Rastreamento de câncer colo-retal: à cada dez anos, à partir dos 50 anos.
Exame clínico de mama: anualmente, à partir dos 20 anos.
Mamografia: anualmente, aos 40.
Exame odontológico: à cada seis meses.
Teste de HIV: pelo menos uma vez.

aproveite ao máximo sua próxima consulta...

Consultar um médico é algo que a maioria das pessoas tem medo de fazer. Só a idéia de ser obrigado a vestir daquelas camisolas que parecem com um babador é suficiente para lhes dar vontade de cancelar a consulta. Mas não se preocupe. Em vez de morrer de medo desse encontro, que tal fazer da experiência algo positivo e benéfico, preparando-se com antecedência? Isso vai ajudar seu médico a diagnosticar, prevenir e cuidar de qualquer problema que o esteja afligindo.
De início, descreva cada medicamento que estiver usando, quem o presceveu, quando foi prescito e em que condição. Anote a potência do medicamento, qual a dose e quando o toma. É bom também lembrar de levar uma lista com suas dúvidas, para que na hora da consulta, não tenha perigo de esquecer.


não ignore estes sintomas!

vou postar o sintoma e logo ao lado, o que tal pode significar.
dificuldade para respirar, falta de ar: doença pulmonar obstrutiva (asma ou efisema), bronquite, problemas cardíacos, ataque de pânico, pneumonia, coágulo de sangue nos pulmões (embolia pulmonar), anemia, obstrução da vias aéreas superiores, overdose ou colapso nos pulmões.

pressão ou dor na parte superior do abdome ou no peito: ataque cardíaco, roptura da aorta, pancreatite, embolia pulmonar, inflamação ao redor do coração, ataque da vesícula, úlceras ou pneumonia.

desmaios, tontura súbita ou fraqueza: ataque cardíaco, AVC, arritmia cardíaca, anormalidades na válvula do coração ou doenças repentinas.

alterações na visão: AVC ou Acidente Isquêmico Transitório, sangramento na parte interna do olho, ou coágulos nos vasos sanguíneos do olho.

dor de cabeça súbita ou intensa: AVC, inflamação do vaso sanguíneo (vasculite), meningite, tumor cerebral, aneurisma roto (fragilidade do vaso sanguíneo), abcesso no cérebro, pressão alta ou hemorragia cerebral depois de um trauma na cabeça.

hemorragia incontrolada: câncer, leucemia, baixa quantidade de plaquetas ou falência do fígado.

tendências homicidas ou suícidas: depressão, problemas de saúde mental.

perda de peso inexplicada: hipertireoidismo, depressão, doença no fígado, câncer, diabetes, tuberculose, AIDS, ou síndromes que interferem na absorção de nutrientes pelo organismo (síndromes de mal-absorção).

fadiga ou fraqueza incomum: Ataque cardíaco (especialmente em mulheres ou idosos), parada cardíaca, anemia, hiperteroidismo, doença nos rins ou no fígado.

Perda de consciência depois de uma queda: Hemorragia no cérebro (hematoma subdural), especialmente nas pessoas que estão sendo medicadas com antiagregante plaquetário.

Sede e vontade de urinar frequente: diabetes mellitus, diabetes insipiduos.

início repentino de convulsões: tumor cerebral, hemorragia no cérebro ou vasculite (inflamação nos vasos sanguineos do cérebro), anormalidades nos eletrólitos do sangue, derrame, meningite ou encefalite.

febre persistente: tuberculose, endocardite, vasculite, tumor, linfoma, lúpus ou malária.

rouquidão persistente: câncer na garganta ou outras malignidades.

articulações inchadas, quentes ou doloridas: infecção nas articulações, artrite aguda, gota ou vasculite.

dificuldade para engolir: câncer no esôfago ou na garganta, infecção na garganta ou no esôfago, problemas neurológicos.

como não morrer de latrofobia ou odontofobia.

Ninguém gosta de adoecer. Significa que você não pode fazer as coisas que gosta ou do jeito que prefere. Quando se está doente, não dá muita vontade de fazer muita coisa, exceto ficar deitado na cama. Talvez você melhore por conta própria, talvez não. Se você adoecer por um tempo prolongado, cedo ou tarde terá de ir ao médico, mesmo contra a vontade.

como prevenir uma morte prematura...

É impossivel escapar da morte, mas você pode impedir que a inevitável etiqueta seja presa prematuramente em seu dedão do pé. Basta Tomar simples atitudes que podem salvar a vida, como prender corretamente o cinto de segurança, fazer mudanças sutis em sua dieta ou seguir as ordens de seu médico. Isso não é tudo, porém. Há outras ações das quais talvez você não esteja ciente e que também podem salvar a sua vida. Por exemplo, você sabia que abrir a janela do carro, mesmo parcialmente, aumenta o risco de danos mais graves em um acidente? Há muitas outras lições a serem aprendidas com as pessoas que morreram - lições capazes de ajudar aqueles que estão vivos a cuidar da própria vida. Farei esse blog para mostrar como evitar uma viagem prematura ao necrotério.