quarta-feira, 24 de novembro de 2010

medicamentos e álcool...

Muitas pessoas não pensam duas vezes quando se trata de tomar um drinque, mesmo quando estão sob uso de medicação. Mas, por favor, saiba que o uso contínuo de álcool pode causar alterações no fígado que aceleram o matebolismo de alguns remédios, inclusive anticoagulantes e medicamentos para diabetes. Os remédios, que até podem salvar vidas, se tornam, assim, menos eficazes porque não ficam o tempo suficiente no organismo.
Bebedores assíduos também podem danificar o fígado de forma que o órgão se torne incapaz de metabolizar ou processar certos medicamentos. Nesse caso, eles ficam tempo demais no sistema. O paracetamol, um analgésico muito comum que não necessita de receita médica, pode se tornar especialmente perigoso se for combinado com o uso abusivo do álcool. Ambos são tóxicos para o fígado e podem provocar uma sinergia mortal.
O álcool debilita o sistema nervoso central (SNC). Quando ingerido com um tranquilizante, por exemplo, pode atrapalhar o desempenho, o julgamento e a agilidade. Se essa mistura inclui barbitúricos, diazepam ou propoxifeno, o resultado pode ser fatal. Remédios e álcool não se misturam! As mortes causadas pela combinação de bebidas e tranquilizantes são uma ocorrência quase diária de morte.

idéia: Como não morrer, Jan Garavaglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário