quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

psicose maníaco-depressiva ou transtorno afetivo bipolar...

É uma doença que se caracteriza por alterações de períodos de depressão com períodos de mania (agitação/loucura). Essas crises podem ocorrer de maneira isolada ou alternada. Tem caráter hereditário e não afetam a inteligência.

Sintomas: variam conforme a fase de excitação (mania) ou de depressão.

a) Fase de excitação: o indivíduo torna-se ativo, falante, energético, eufórico e autoconfiante. Desaparecem inibições e padrões costumeiros de conduta. Veste-se de maneira extravagante. Faz negócios fantásticos e compras fabulosas. Tem idéias novas e revolucionárias. Torna-se agressivo quando contrariado. Tem raciocínio lógico e correto, o que dificulta o diagnóstico e tratamento.

b) Fase de depressão: lentidão das funções fisicas e mentais, tristeza, desinteresse, apatia e pensamentos pessimistas. Apresenta sentimentos de culpa com idéias suicídas. Pode chegar ao estupor depressivo que se caracteriza por permanecer no leito, não se alimentar e não falar.

Prognóstico: é bom quando ocorre episódio isolado. Costuma curar sem sequelas. Porém, quando assume certa cronicidade, e o intervalo entre a crises é breve ou não-existente, o proagnóstico é pobre.

Aspectos médicos-legais: os portadores de PMD são inimputáveis quando em surto, isto é, são incluídos no artigo 26 do código penal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário